Histórias interessantes sobre os pães.


Pão Francês


A receita do pão francês hoje mais consumido no Brasil surgiu no início do século XX, provavelmente perto da Primeira Guerra Mundial, por encomenda de brasileiros endinheirados que voltavam de viagem a países da Europa.
Até o fim do século XIX, o pão mais comum no Brasil era completamente diferente, com miolo e casca escuros , esse pão é claro conhecido como pão integral que nos tempos de hoje esta voltando a ser consumido .A propósito naquela época, era bastante popular em Paris um pão curto com miolo branco e casca dourada - espécie de precursor da baguete, atual predileção dos franceses. Os viajantes de famílias ricas que voltavam de lá descreviam o produto a seus cozinheiros, que tentavam então reproduzir a receita pela aparência.
O resultado foi a invenção do pão francês brasileiro. Em algumas regiões do país ele se difere de sua fonte de inspiração européia, por poder levar um pouco de açúcar e gordura em sua composição. Com o tempo, o novo pão foi ganhando apelidos locais diferentes, como pãozinho (São Paulo), pão massa grossa (Maranhão), cacetinho (Rio Grande do SulBahia), pão careca (Pará), média (Baixada Santista), filãopão jacó (Sergipe), pão aguado (Paraíba), pão de sal, ou pão carioquinha (Ceará) em diferentes cidades do Brasil.[1]
Conforme a portaria 146 do INMETRO de 20 de junho de 2006, o pão francês só pode ser vendido por peso (no território brasileiro).
(fonte:Widipédia)

Panetone






Estamos nos aproximando do natal, e em todas as mesas o panetone é presença obrigatória, então, as pessoas se reúnem e degustam os panetones, e sentem o prazer, a leveza e o perfume de laranja que este magnífico pão exala.

Mas a maioria delas desconhecem a origem deste pequeno e saboroso pão. Assim, para difundir esta estória, o Prazer do Pão conta de como esta delícia de origem italiana chegou as nossas mãos.

Pois bem, diz a lenda, que um jovem, por volta do século XV, morador da cidade de Milão, por estar apaixonado pela filha de um padeiro que não concordava com o namoro, para conquistar o pai de sua namorada, se disfarça de ajudante de padeiro para criar um pão doce. 

O pão ficou tão diferente dos demais, tamanho diferente e de aparência curiosa tal como uma cúpula de uma igreja, que se tornou destaque na padaria do pai da moça. 


O jovem criador dedicou este pão ao Toni, o pai da moça, dono da padaria.


Com esta criação, o movimento da padaria cresceu de forma significante, aumentando o número de clientes que ao chegar para comprar ficavam pedindo pelo "pão do Toni".

Com o passar do tempo o nome deste pão foi se modificando, dando origem ao "panetone".

Provavelmente a receita quando de sua origem, não se assemelhava a de nossos dias. Na verdade, não é sabido se esta história realmente aconteceu, por isto, uma lenda. Mas é sabido por todos que esta receita, tendo em vista as novas técnicas, foi se aperfeiçoando e trazendo a alegria de muitos para os natais de nossos tempos.